Como descobrir o nome de uma planta? Saiba como usar a tecnologia para encontrar facilmente

Para quem está iniciando no mundo da jardinagem é importante conhecer um pouco mais dos nomes das suas plantas. Pensando nisso, um aplicativo foi desenvolvido para ajudar a identificar milhões de espécies botânicas.

Por Isaac Daniel

Saiba como usar a tecnologia para descobrir o nome de plantas
Saiba como usar a tecnologia para descobrir o nome de plantas

Quando começamos a aventurar no mundo da jardinagem, que pode ser um caminho sem volta, mas prazeroso, começamos aprendendo os nomes das plantas. Contudo, descobrir o nome da espécie pode ser um pouco complicado sem a ajuda de um especialista, que pode ser caro. Por isso foi desenvolvido um aplicativo capaz de identificar uma grande variedade de plantas, bastando apenas um celular com internet.

O app em questão é o “PlantNet“, disponível em celulares Android e iPhone (iOS). O aplicativo é gratuito e com apenas uma imagem, da galeria ou fotografada diretamente do app, o nome da planta é mostrado. Para conseguir mostrar o nome corretamente o sistema possui uma tecnologia que procura em um banco de dados com milhares de registros da flora mundial. Esse banco de dados é também alimentado com a contribuição dos usuários, melhorando a inteligência artificial do aplicativo.

Para melhorar a pesquisa o aplicativo dá dicas de como fotografar as plantas e realiza um filtro pela parte da planta, seja folhas, flores, frutos e outros itens. Para usar o app não é necessário o cadastro, mas os usuários registrados podem sugerir alterações e adicionar variações locais de nomes.

Como utilizar o PlantNet

Como instalar o PlantNet
Como instalar o PlantNet

Instale o aplicativo pelas lojas oficiais Google Play (Android) e App Store (iPhone). Logo ao abrir o aplicativo será solicitado o acesso a localização, não é necessário aceitar, pois a informação é utilizada apenas na localização das plantas que você capturou.

Passos para identificar uma planta
Passos para identificar uma planta

Clique no ícone de câmera no centro do aplicativo. Agora será solicitado o acesso ao armazenamento e a câmera do celular, clique em permitir. Centralize a plantinha e capturar a imagem. Escolha qual o tipo do elemento principal que está melhor visível, em nosso caso são as folhas da planta.

Inteligência artificial identifica o nome das plantas
Inteligência artificial identifica o nome das plantas

O app irá realizar a pesquisa, que pode demorar um pouco dependendo da velocidade de sua internet. Assim que terminado será exibido uma lista de possíveis correspondências. Quanto maior a porcentagem, maior a possibilidade de acerto.

Clique nas fotos dos quadrinhos para fazer uma conferência maior das características da planta. É possível ver ao lado o nome científico e o nome comum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 + 7 =