Grandes empresas do setor imobiliário estão apostando em Santa Luzia e já anunciaram a construção de mais de 2000 unidades habitacionais na cidade. Já foram lançados 12 empreendimentos de condomínios de apartamentos, e outros já estão quase prontos para divulgação.
Isaac Daniel – De santaluzia.notticia.com
Só no bairro Chácaras Santa Inês, no São Benedito, estão sendo construídos 1200 apartamentos. Nos bairros vizinhos Chácaras Del Rey, Gervásio Lara e Luxemburgo outras 680 unidades já estão em construção. O grande número de lançamentos deve-se ao programa habitacional Minha Casa Minha Vida e a ligeira diminuição nos preços dos apartamentos devido a crise econômica.
As empresas estão apostando em benefícios e benfeitorias dos condomínios como pequenas parcelas de entrada, desconto, ITBI grátis, área de lazer ampla com quadras de esportes e piscinas, entre outros.
Diferente do distrito, a sede apresenta lançamentos mais tímidos e com menos unidades habitacionais por empreendimento. Bairros como N.S. das Graças e Esplanada vem recebendo prédios de apartamentos com apenas um bloco, gerando menos impacto na verticalização dos bairros.
Problemas no trânsito
Se for considerado que cada unidade habitacional receba no mínimo 3 moradores serão mais de 6 mil novos habitantes para Santa Luzia, que pode trazer problemas para o município após a ocupação.
Os principais bairros que concentram esses empreendimentos, Chácaras Santa Inês, Del Rey e Gervásio Lara são bairros que concentram principalmente chácaras, sítios e clubes e não apresentam praticamente nenhum equipamento público (escolas, postos de saúde, praças).
Outros problemas destes bairros é relativo ao transporte e trânsito. Poucas linhas de ônibus atendem a região e mesmo se forem criadas novas linhas haverá o problema da largura das vias. As ruas destes bairros tem uma pequena largura, permitindo apenas o tráfego nos dois sentidos, sem a possibilidade de estacionamento. Congestionamentos poderão aparecer, principalmente nas entradas dos condomínios e nas vias de acesso aos bairros, que são poucas e duas são pela Avenida Brasília.
Obras de compensação, como construção de postos de saúde e alargamento de ruas, podem ser feitas a pedido da Prefeitura de Santa Luzia, mas até o momento nenhuma foi anunciada.