Minas Gerais conta com 10 nomes que concorrem ao cargo de governador. Confira a lista.
Por Samara Tibúrcio

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições de 2022, Minas Gerais contará com 10 candidatos ao governo do Estado. Vale lembrar que o primeiro turno da eleição está marcado para 2 de outubro de 2022, caso nenhum dos candidatos obtiver mais de 50% dos votos válidos, haverá o segundo turno, com os dois nomes mais votados, em 30 de outubro.
Confira abaixo a lista, em ordem alfabética, dos candidatos ao governo de Minas Gerais:
Alexandre Kalil (PSD)
O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, 63 anos, disputa o governo de Minas Gerais pela primeira vez. Kalil é ex-dirigente de futebol e empresário, entrou na política nas eleições de 2016, quando foi eleito prefeito de BH e reeleito em 2020. Candidato do Partido Social Democrático (PSD) conta com André Quintão, do Partido dos Trabalhadores (PT), como candidato a vice-governador.
Cabo Paulo Tristão (PMB)
Paulo Tristão, 36 anos, disputa o cargo ao governo do Estado de Minas Gerais pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB). Tristão é casado, nasceu em Juiz de fora (MG), é policial militar, analista de sistemas e pós-graduado em gestão pública. Possui como vice-governador na chapa o candidato Antonio Otavio, também do PMB.
Carlos Viana (PL)
O senador Carlos Viana, 59 anos, é jornalista e concorre ao cargo de governador de Minas Gerais pelo Partido Liberal (PL). Ele foi eleito pelo PHS em 2018 e exerce seu primeiro mandato no Senado. A chapa conta com o coronel da Polícia Militar Wanderley Amaro, do Republicanos, como candidato a vice-governador.
Indira Xavier (UP)
Indira Xavier, 38 anos, concorre ao governo de Minas Gerais pelo partido Unidade Popular (UP). Ela é natural de Maceió, no Alagoas, onde iniciou a militância no movimento estudantil. Atualmente, atua na coordenação da Casa de Referência da Mulher Tina Martins, em Belo Horizonte. Edna Gonçalves, 53 anos, integra a chapa, pelo mesmo partido, como candidata a vice-governadora.
Lorene Figueiredo (PSOL)
A professora Lorene Figueiredo, 56 anos, disputa o cargo ao governo do Estado de Minas Gerais pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Formada em história, possui especialização nas áreas de Educação e Políticas Públicas. Trabalha como professora desde 1985 e, atualmente, leciona na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ana Paula Azevedo, do mesmo partido, integra a chapa como candidata a vice-governadora.
Lourdes Francisco (PCO)
Lourdes Francisco, 60 anos, disputa o cargo ao governo de Minas Gerais pelo Partido da Causa Operária (PCO). Ela é filha de agricultores familiares, professora aposentada e artesã. Já atuou no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Sebastião Pessoa, 56 anos, do mesmo partido, faz parte da chapa como candidato a vice-governador.
Marcus Pestana (PSDB)
Marcus Pestana, 62 anos, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) concorre como governador de Minas Gerais. Ele é economista, ex-deputado federal e ex-presidente do PSDB de Minas Gerais. Ele também foi coordenador da comissão de prévias do partido. A chapa conta com Paulo Brandt, 70 anos, atual vice-governador de Minas Gerais, que concorre nas eleições para assumir o mesmo cargo. O candidato também é do PSDB.
Renata Regina (PCB)
A fotógrafa e jornalista Renata Regina, 35 anos, concorre como governadora de Minas Gerais nas eleições de 2022 pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Possui histórico de participação em movimentos de juventude, feminista e populares. A professora Tuani Rodrigues, 33 anos, integra a chapa como candidata a vice-governadora.
Romeu Zema (Novo)
O atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema, 57 anos, do Partido Novo tenta a reeleição ao cargo na eleição de 2022. Zema nasceu em Araxá, no Triângulo Mineiro, ele é empresário e formado em Administração de Empresas. O ex-secretário-geral do governo de Minas Gerais Mateus Simões, também do partido Novo, faz parte da chapa como candidato a vice-governador.
Vanessa Portugal (PSTU)
Vanessa Portugal, 52 anos, disputa o governo de Minas Gerais pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Ela é professora, militante e sindicalista. Já disputou eleições para vários cargos no executivo e o legislativo. Nas últimas eleições, Vanessa foi candidata ao Senado. Jordano Carvalho, do mesmo partido, completa a chapa como candidato a vice-governador.