Petrobras deve anunciar novo reajuste dos combustíveis

Anúncio oficial deve ocorrer ainda hoje e a expectativa é que a gasolina tenha um aumento de 17% e o diesel 24%

Por Samara Tibúrcio

Após sucessivos aumentos no preço dos combustíveis tudo indica que mais uma vez os valores irão sofrer reajustes. Mesmo sem uma data oficial existe uma grande chance dos novos valores serem anunciados ainda nesta sexta-feira (6), a expectativa é que a gasolina tenha um aumento de 17% e o diesel um aumento de até 24%. 

“E também há frequentes e repetidos posicionamentos da Petrobras mostrando a necessidade de estar com preços alinhados ao mercado internacional para mitigar risco de desabastecimento. Expectativa é de que esse anúncio saia a qualquer momento”, informou o presidente executivo da Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom), Sérgio Araújo.

Sérgio ainda complementou que a Petrobras não reajusta os valores há quase 60 dias e que existe uma desigualdade com o mercado internacional. De acordo com os percentuais o aumento para a gasolina seria de R$0,65 e o aumento do diesel seria em torno de R$1. 

 Murilo Barco consultor da Valêncio Consultoria informou que um reajuste dos valores neste momento não será algo positivo. “O aumento do preço do diesel provoca um aumento de custos em cadeia. Boa parte do transporte é feita em caminhão e boa parte dos transportadores são autônomos e trabalham para pagar a conta do combustível e no caso da gasolina, um possível encarecimento pode manter o preço do etanol nas alturas”. 

Além dos reajustes no preço dos combustíveis, a Petrobras também deve anunciar o balanço financeiro do primeiro trimestre de 2022.  A expectativa é que a estatal apresente bons resultados e um lucro acima de 40 bilhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + três =