Netos de policiais militares mineiros poderão concorrer a vagas no Colégio Tiradentes

O Colégio Tiradentes da Polícia Militar é uma instituição militar de ensino público que tem compromisso com o desenvolvimento da cidadania.

Por Samara Tibúrcio

Foi aprovado em 2º turno pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei Complementar (PLC) 75/21, do governador Romeu Zema, que altera o Estatuto dos Militares, norma que rege direitos, prerrogativas, deveres e responsabilidades dos militares do Estado.

A matéria que foi aprovada em definitivo na forma do substitutivo nº 1 já havia sido aprovada em 1º turno, porém com modificações durante a tramitação. Entre as novidades incorporadas durante o processo está à inclusão de netos de policiais militares entre os públicos com acesso a vagas no Colégio Tiradentes. 

Fundado pelo policial militar Argentino Madeira, o colégio tinha como objetivo oferecer um ensino de mais qualidade para os filhos e dependentes dos militares. O Colégio Tiradentes da Polícia Militar é uma instituição militar de ensino pública que está localizada em várias cidades de Minas Gerais e é administrada pela Polícia Militar e não pela Secretária de Educação.

A qualidade do ensino da escola ganhou reconhecimento rapidamente, o que levou à expansão dos Colégios Tiradentes para diversas cidades do interior de Minas Gerais. Em Belo Horizonte são 7 unidades e em todo o estado já existem mais de 30 unidades. 

Processo seletivo

Ao final do ano letivo a DEEAS (Diretoria de Educação Escolar e Assistência Social) divulga o número de vagas, as quais são preenchidas por sorteio, em ordem de prioridade. Após a aprovação do novo estatuto dos militares, a primeira prioridade na hora da inscrição destina-se a filhos e netos de militares da PMMG.O processo seletivo aos demais consiste em um sorteio, os candidatos que não forem sorteados permanecerão no banco de reservas.  As inscrições no Colégio Tiradentes normalmente acontecem entre os meses de outubro e novembro de cada ano, para mais informações é só acompanhar o site www.policiamilitar.mg.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.