O reajuste equivale a um aumento de 20% no salário de Policiais Civis, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Científica, Agentes Penitenciários, aposentados e pensionistas.
Por Samara Tibúrcio

Foi anunciado nesta quinta-feira (10) pelo Governador de São Paulo, João Doria, um aumento salarial de 20% para as forças de segurança pública e administração penitenciária do estado. A iniciativa compõe um pacote de valorização profissional adotado desde 2019 pela atual gestão.
O projeto de lei será enviado para a Assembleia Legislativa na próxima semana e se aprovado poderá entrar em vigor em março e contemplará cerca de 270 mil profissionais, entre eles Policiais Civis, Policiais Militares, Bombeiros, Policiais Científicos, Agentes Penitenciários, aposentados e pensionistas.
Doria afirmou, “É um momento muito importante e significativo. Graças à estabilidade financeira e fiscal, podemos fazer aquilo que já desejávamos que é o reconhecimento do funcionalismo público do Estado. Esse aumento é fruto de um esforço coletivo de todo o Governo”.
Esta é uma reivindicação antiga dos profissionais que será concedida com a confirmação do superávit orçamentário consolidado de R$ 5,9 bilhões em 2021 para formalizar os reajustes.
Durante a entrevista Doria afirmou que o projeto de lei é um reconhecimento e agradecimento pelo trabalho prestado pelos profissionais durante todos os anos e principalmente durante a pandemia.