Eleitores têm apenas um mês para tirar e regularizar o título de eleitor

Eleitores que ainda não regularizaram a situação cadastral do título de eleitor têm até o dia 4 de maio para resolver a situação.

Por Samara Tibúrcio

Os jovens com idade de 16 a 18 anos que ainda não fizeram o tiraram o título eleitoral ou os cidadãos que ainda não regularizaram o título têm até o dia 4 de maio para resolver a situação. Esta é a data final, já que é necessário um período para a organização da votação em outubro.

Todo processo está sendo feito de forma totalmente online por meio do Portal do TSE na internet, na plataforma Título Net. Tal medida tem como objetivo evitar a aglomeração de pessoas e prevenir contra a pandemia da Covid-19. Assim que a situação se normalizar e os riscos de contaminação estiverem menores todos os cidadãos serão convocados para a coleta dos dados biométricos.

Veja o passo a passo para regularizar o título:

  • Entre no site do TSE ou do Tribunal Regional Eleitoral (www.tse.jus.br);
  • Clique na aba Eleitor e Eleições, no canto superior esquerdo;
  • Clique na última opção: “Tire seu título – Título Net”.
  • Se já for eleitor (a) é preciso verificar se existe alguma pendência com a justiça e se caso houver é preciso emitir a guia da multa eleitoral e realizar o pagamento 

Em caso de alistamento eleitoral e emissão do primeiro título de eleitor é preciso seguir as instruções da página e clicar em “Iniciar seu atendimento à distância”. Na mesma página, é possível acompanhar o andamento do processo de emissão do novo título ou da regularização cadastral.Realizado todo processo exigido o eleitor (a) receberá o número do título, com o qual poderá baixar o aplicativo e-Título (disponível na App Store ou no Google Play) onde estará disponível a versão digital do documento. Pelo aplicativo também é possível saber o número e o endereço da seção eleitoral que irá realizar o processo de votação nas eleições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

oito + três =