Eleições 2022: Posso votar sem o título eleitoral?

Podem ser apresentados documento de identidade, CNH, e-Título com fotografia entre outros oficiais com foto.

Por Samara Tibúrcio

Com a aproximação do dia da votação surgem algumas dúvidas e a mais comum delas é se é possível votar sem o título eleitoral. A resposta é sim, se você perdeu o título de eleitor ou não se lembra de onde colocou é possível exercer o direito ao voto com qualquer documento oficial de identificação com foto, desde que sua situação eleitoral esteja regularizada.

De acordo com a Justiça Eleitoral, serão aceitos os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade;
  • Carteira nacional de habilitação (CNH);
  • Passaporte;
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
  • Certificado de reservista;
  • Carteira de trabalho;
  • E-Título (caso já tenha feito a biometria e o documento apresente foto do eleitor).

O aplicativo do  e-Título funciona como uma versão digital do título de eleitor. Para fazer o cadastro, você precisa inserir seu número do título eleitoral ou CPF, além de dados pessoais. O aplicativo ainda permite consultar sua situação eleitoral, ver qual é o seu local e zona de votação, justificar ausências, entre outros serviços.

Os eleitores que não quiserem baixar o aplicativo, mas que precisam verificar a situação eleitoral ou outras informações pessoais precisam acessar o site do TSE. Também é possível verificar essas informações junto aos Tribunais Regionais Eleitorais de cada estado.

É importante lembrar que neste ano os eleitores vão às urnas para votar nos cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. O primeiro turno será no dia 2 de outubro. Caso seja necessário um segundo turno a previsão é que ocorra no dia 30 de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + nove =