Eleições 2022: Em qual ordem devo votar?

Estão em disputa 5 cargos. Eleitor pode levar a colinha para agilizar na hora da votação.

Por Samara Tibúrcio

No próximo domingo, 2 de outubro, mais de 156 milhões de brasileiros devem ir às urnas em todo país. Além de decidir o presidente da República e o governador, será preciso votar para deputado distrital  (no caso do Distrito Federal), deputado estadual, deputado federal e senador. Portanto, ao entrar na cabine o eleitor terá cinco votos para registrar.

Confira a ordem de votação:

  1. Deputado (a) federal – quatro números
  2. Deputado (a) estadual – cinco números
  3. Senador (a) – três números
  4. Governador (a) – dois números
  5. Presidente – dois números

Ao todo serão escolhidos 27 governadores, 27 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais, 24 deputados distritais e 1 presidente. Vale lembrar que é permitido ao eleitor levar uma “colinha” para agilizar no momento da votação, mas essa cola precisa estar realmente em um papel, já que é extremamente proibido o uso do celular nas cabines de votação.

Ao escolher o representante de cada cargo, a urna apresenta o nome e a foto do candidato, se estiver tudo certo é só clicar na tecla verde “CONFIRMA”. Caso ocorra de digitar errado, basta clicar na tecla laranja “CORRIGE” e iniciar a votação novamente. Se a opção for o voto em branco basta o eleitor apertar a tecla branca e confirmar a escolha. 

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibiliza desde 2014 um simulador que permite ao eleitor treinar como se estivesse diante de uma urna eletrônica. Na ferramenta os candidatos são todos fictícios, assim como os partidos. 

Para acessar o simulador, basta clicar no link Eleitor e eleições, no site do TSE, depois em Eleições 2022 e, por último, em simulador de votação. Todo o processo é feito de forma rápida e didática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =