O eleitor terá à disposição três ferramentas para consulta do local de votação para as Eleições 2022.
Por Samara Tibúrcio

No próximo domingo (2), acontece o primeiro turno das Eleições 2022, milhões de brasileiros vão às urnas para escolher seus representantes para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. O eleitor precisa estar atento ao endereço do seu local de votação. Para isso, existem três formas para descobrir onde você vai votar: pelo site do TSE, no WhatsApp ou por meio do aplicativo e-Título.
Site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)
- Acessar a página de consulta https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome;
- Preencher os campos com número do CPF ou do título de eleitor, data de nascimento e nome da mãe;
- Clicar em “consultar”.
- Feito isso, aparecerá o domicílio eleitoral, indicando a zona, seção, endereço e município onde o eleitor deve ir para registrar o seu voto.
Outra opção para o eleitor é utilizar o Chatbot do TSE. Para acessar o assistente virtual, o eleitor pode salvar o número +55 61 9637-1078 na lista de contatos do WhatsApp e iniciar a conversa virtual com o aplicativo.
Aplicativo e-Título
O App fornece a informação através de um mapa, onde o eleitor pode se localizar e encontrar o seu local de votação e até mesmo conferir a rota do caminho até a sua zona. Para o eleitor que tem sua biometria cadastrada, o e-título também serve como documento de identificação para votar, substituindo o título de papel. O App ficará disponível para ser baixado até o dia 1° de outubro nas plataformas Apple e Android.
Vale lembrar que para o voto, o TSE exige a apresentação de um documento com foto, o que, além do e-Título, inclui carteira de identidade, identidade social, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, passaporte ou equivalente, carteira de categoria profissional reconhecida por lei ou certificado de reservista.