Passagem gratuita no município do Rio de Janeiro vale das 6h às 20h tanto no BRT quanto nas linhas comuns.
Por Samara Tibúrcio

O prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou que eleitores poderão viajar de graça nos ônibus do Rio no próximo domingo (2), primeiro turno das eleições. Para ter direito à gratuidade, os passageiros deverão apresentar o título de eleitor ou o E-título no celular. A gratuidade vale de 6h às 20h nas linhas municipais de toda a cidade e não envolve os transportes geridos pelo governo do estado, como trens e metrô.
“Atenção! Vamos fortalecer a festa da democracia. No próximo domingo entre 6hs e 20hs o transporte por ônibus e BRT no Rio não será cobrado. Basta apresentar seu título de eleitor, embarcar e ir às urnas votar em seus candidatos. Vamos exercer nosso direito democrático, independente de quem você vota! Amanhã [sexta, 30] decreto meu regulamentará essa questão”, postou o prefeito nas suas redes sociais.
De acordo com Paes, será oficialmente publicado nesta sexta-feira (30), o decreto sobre a gratuidade. O decreto irá beneficiar cerca de 5 milhões de eleitores aptos a votar nos 1,4 mil locais de votação do município do Rio de Janeiro, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). O Rio é a segunda maior cidade eleitoral do país, ficando atrás apenas de São Paulo, com cerca de 9 milhões de eleitores.
A MOBI-Rio informou que no domingo a frota de articulados do BRT vai operar como nos dias úteis. Além disso, os serviços eventuais SE01 (Santa Cruz-Alvorada), SE02 (Mato Alto-Alvorada), SE03 (Pingo D’Água-Alvorada), SE05 (Madureira-Alvorada) e SE06 (Penha-Alvorada) vão circular entre 7h e 18h.