Projeto de tarifa zero é aprovado na Câmara de Ouro Branco

A prefeitura de Ouro Branco estima que cerca de 100 mil pessoas que utilizam o transporte por mês serão beneficiadas com a gratuidade.

Por Samara Tibúrcio

Os usuários do transporte coletivo de Ouro Branco, em Minas Gerais, poderão utilizar o transporte público da cidade sem precisar pagar passagem. A cidade mineira foi mais um município a adotar o Projeto de “Tarifa zero” que disponibiliza transporte gratuito à população. A tarifa do transporte atualmente é de R$ 3,80.

O Projeto de Lei nº 99/2022, que institui o Programa “Tarifa Zero” no município de Ouro Branco, foi aprovado na Câmara Municipal, em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira, 8 de setembro.  A prefeitura em parceria com a Câmara de vereadores irá assumir os custos da operação de ônibus do município, a estimativa é que o projeto custe aos cofres públicos cerca de R$ 260 mil por mês. 

Segundo a prefeitura, os recursos virão do orçamento municipal e cerca de 100 mil pessoas que utilizam o transporte por mês serão beneficiadas com a gratuidade. A proposta do projeto é que a gratuidade ocorra em todas as linhas do município e que atenda a todos os bairros da cidade.

A prefeitura acredita que com os ônibus circulando de forma gratuita mais pessoas utilizarão o transporte público e que isso reduzirá o trânsito intenso de carros na cidade. Outra vantagem será pra economia, já que a prefeitura aposta que o dinheiro hoje pago na tarifa acabará sendo direcionado para a economia local.

O Projeto segue agora para a sanção do Prefeito Hélio Márcio Campos (PSDB) e em seguida será feito assinatura do contrato com a empresa Turin, porém ainda não há uma data definida para início da gratuidade do transporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 18 =