Novo sistema de ônibus urbano entra em operação em Rio Grande

Município de Rio Grande (RS) passa a contar com 81 ônibus no transporte coletivo, o que significa um incremento de 17% na frota.

Por Samara Tibúrcio

A prefeitura de Rio Grande anunciou que quatro ônibus 0 km passam a circular no município a partir da próxima semana. Os veículos foram entregues na última sexta-feira (16), durante ato que marcou o lançamento do Novo Sistema de Transporte Coletivo e da Semana Municipal de Trânsito. Segundo a prefeitura, no próximo mês, outros dois ônibus e um seletivo, todos novos, também serão incorporados à frota.

Com a aquisição dos novos ônibus o município passa a contar com 81 veículos, o que significa um incremento de 17% na frota. O prefeito Fábio Branco declarou que “A projeção é fechar 2022 com 92 ônibus e seletivos na frota, sendo quase 20% deles 0 km. Isso significa mais conforto para os usuários e menos custos de manutenção”. 

Além do aumento no número de ônibus, até o fim do ano os usuários também deverão ter acesso ao novo aplicativo para compra de passagens e acompanhamento das linhas. O novo sistema prevê, ainda, a ampliação de horários, a reformulação de algumas rotas, a transferência da Integração Junção para a nova rodoviária, a substituição gradativa das paradas de ônibus e a sinalização de faixas exclusivas em horários de pico.

“Nós estamos botando a mão para resolver o problema do transporte coletivo em Rio Grande. O sistema que tínhamos não era financeiramente sustentável e não prestava um bom serviço. Algumas mudanças já ocorreram desde que a Noiva do Mar saiu e a nova empresa foi contratada emergencialmente. Mas a melhoria vai ser contínua, por isso estamos ouvindo a população e realizando estudos para evoluir ainda mais”, afirma o prefeito.

Outra novidade anunciada pelo prefeito e o secretário Anderson Castro foi a redução de tarifas em quatro linhas que circulam no município. Passageiros que utilizam o ônibus da Ilha da Torotama pagarão R$ 4,85. Já as linhas Circular Cassino, Mangueira e Circular Quinta (Palma, Povo Novo e Ilha dos Marinheiros) terão tarifa única de R$ 3.

Mineira de Belo Horizonte, tenho 27 anos e formada em Comunicação Social (Jornalismo). Possui alguns trabalhos realizados nas agências de comunicação da Universidade Newton Paiva e artigo científico publicado.
plugins premium WordPress