Montes Claros aumenta novamente tarifa de ônibus em 2022

Novo reajuste acontece quatro meses depois do último aumento. Aumentos constantes nos combustíveis é a principal causa de aumento em Montes Claros.

Por Samara Tibúrcio

A prefeitura de Montes Claros (MG) publicou no último sábado (16) um decreto que autoriza o reajuste da tarifa do transporte público pela segunda vez em 2022. De acordo com o documento publicado no Diário Oficial, o novo reajuste começou a valer já neste domingo (17) e a tarifa passou de R$ 3,75 para R$ 4,00.

A prefeitura alega que o último reajuste não foi suficiente pelos constantes aumentos no preço do combustível e que um novo aumento é necessário para manter o equilíbrio econômico financeiro do contrato e garantir a continuidade do serviço público.

Ainda segundo a prefeitura o reajuste da tarifa está condicionado às seguintes melhorias:

  • Disponibilização, na frota operacional convencional, de mais quatro veículos, perfazendo um total de 94, de modo que o número de veículos e de horários nas linhas sejam aumentados nos períodos indicados pela MCTrans.
  • Disponibilização de cinco veículos na frota operacional do Transpecial.
  • Cumprimento rigoroso dos horários, itinerários e número de ônibus do sistema, conforme determinações da MCTrans.
  • Funcionamento, em todos os veículos da frota operacional, de sistema de gerenciamento para a fiscalização em tempo real do cumprimento dos itinerários e horários dos veículos.
  • Comprovação da implementação de reajuste salarial e de benefícios no importe mínimo de 10% em favor dos colaboradores.

“O não cumprimento dos requisitos constantes nos incisos do presente artigo implicará no retorno da tarifa ao valor anteriormente vigente, pelo número tempo equivalente ao eventual descumprimento”, afirma o decreto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − dez =