Linhas de ônibus de Niterói sofrem alterações

Prefeitura de Niterói irá criar e extinguir linhas, além de alterar alguns trajetos

Por Samara Tibúrcio 

O novo esquema de operação das linhas de ônibus municipais, anunciado pela prefeitura, começa a valer a partir do próximo sábado (28) em Niterói.  Serão implementadas uma série de medidas que têm como principal objetivo reduzir o tempo de espera dos passageiros nos pontos da cidade. De acordo com a Prefeitura serão criadas novas linhas e algumas serão extintas, além de alterações em alguns trajetos. 

Veja as mudanças:

Pendotiba: será criada a linha 48SP (Rio do Ouro-Centro) que passará pela Praia de Icaraí e as linhas 52 (Baldeador-Charitas) e 54 (Sapê-Piratininga) passarão a circular apenas das 5h às 10h e das 16h às 20h.

Santa Rosa: A linha 57 (Viradouro-Centro) passará a ser circular e não fará mais ponto final no Viradouro. Os veículos sairão do terminal, no Centro, vão até a Rua Fagundes Varela, e retornam pela Rua Miguel de Frias, passando pela Praia de Icaraí no sentido Ingá, na volta para o Centro.

Região Oceânica: A linha Oceânica 3, que passa pelo corredor da Transoceânica, terá o trajeto alterado. Na chegada a Icaraí, não seguirá mais pela Avenida Roberto Silveira. Quando sair do Túnel Raul Veiga, vai entrar na Avenida Almirante Ary Parreiras e seguirá pela Praia de Icaraí. Depois do dia 11 de junho, a quantidade de veículos nas linhas 46 (Várzea das Moças-Centro) e 38 (Itaipu-Centro) serão reduzidas gradativamente.

Zona Norte: A linha 62A (Caramujo-Centro) será extinta. Com isso, mais veículos vão operar nas linhas 26 (Caramujo-Centro) e 26A (Morro do Céu-Centro), para reduzir o tempo dos intervalos.

Além dessas mudanças a Prefeitura também pretende implantar uma pista exclusiva para os ônibus com o objetivo de dar maior fluidez na circulação dos coletivos e melhorar o trânsito de veículos particulares. A implantação ocorrerá na Avenida Sete de Setembro, em Icaraí. Para isso, a partir do dia 29, o estacionamento de carros ficará proibido entre as esquinas das ruas Nóbrega e Gavião Peixoto. 

Sobre as mudanças, o secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier declarou: “Os primeiros 15 dias serão fundamentais para avaliarmos as mudanças. Encurtando percursos e deixando de fazer viagens mortas, onde os ônibus circulam vazios, a frequência com que os veículos passam nos pontos vai diminuir pela metade”.

Até o fim do ano a prefeitura pretende criar ainda duas baias na Avenida Almirante Tamandaré para a parada de ônibus que saem de Piratininga, no trecho entre o DPO e a entrada de Camboinhas. As intervenções no local devem ficar prontas junto com a obra da nova rotatória da entrada de Camboinhas que está sendo executada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − doze =