Cidade de Presidente Prudente anuncia novo sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo

Novo sistema começa a valer em Presidente Prudente na próxima segunda-feira (7) e os créditos podem ser adquiridos pelo site da SOU e a recarga será feita no escritório da empresa.

Por Samara Tibúrcio 

Foi informado em entrevista coletiva na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), nesta quinta-feira (3) que o novo sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo urbano em Presidente Prudente (SP) vai começar a funcionar na próxima segunda-feira (7).

Nesta sexta-feira (4), os usuários já vão poder colocar crédito nos cartões do vale-transporte, as vendas estarão liberadas para população em geral, idosos e pessoas com deficiência.  Os saldos serão adquiridos pelo site da SOU e a recarga será feita no escritório da empresa, das 8h às 17h, no Terminal Urbano do Centro. 

Com o novo cartão, será possível fazer a integração de uma linha para a outra, em um período de até uma hora. Com o novo sistema de bilhetagem os antigos cartões não poderão ser mais usados pelos usuários. 

Luiz Edson de Souza, titular da pasta informou que até o momento foram cadastrados no sistema 3.315 cartões vale-transporte. “É um número pequeno, mas isso depende muito das empresas para que elas façam o cadastro no site e recebam os seus cartões. As empresas são responsáveis por fazer o cadastramento e a impressão dos cartões dos seus funcionários. Ou seja, faz o cadastro na SOU, a SOU imprime e manda para o endereço em que a empresa solicitou”.  

Em relação ao passe estudantil, a Prefeitura estima um número de 4.232 passes. Até o momento foram cadastrados no sistema 618 cartões utilizados por idosos, índice de adesão baixa segundo o secretário da Semob.

“Mas é porque faz apenas uma semana que foi liberado para que os idosos procurem os pontos de cadastramento. Lembrando que os idosos ainda podem continuar usando o transporte apresentando apenas o seu RG. Vai ser aberta a porta traseira e ele vai poder passar, entrar pela porta traseira, aquele que ainda não tem o cartão”. 

A primeira via do cartão será disponibilizada de forma gratuita, caso ocorra a perda do cartão o usuário precisará fazer o bloqueio junto a SOU. Para a emissão de uma segunda via, será cobrado o valor de dez passagens, o que corresponde a um valor de R$ 42,50.