Chega ao fim greve do transporte público de Belo Horizonte

Previsão que a frota de ônibus volte a circular de maneira integral a partir das 0h de sábado.

Por Samara Tibúrcio

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 3, entre o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG) o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Belo Horizonte (Setra-BH) e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de BH (STTRBH) ficou decidido pelo encerramento da greve na capital. 

Os rodoviários aceitaram a proposta dos empregadores de reajuste de 9% no salário e tíquete alimentação. Não houve acordo sobre a reivindicação sobre a duração do intervalo e a concessão de tíquete no período das férias. O sindicato solicitou intervalo de 30 minutos, porém segundo o SetraBH não seria possível pelos custos operacionais.

De acordo com a BHTRANS, apenas 17,2% das viagens programadas foram realizadas no período de 0h ás 7h. Das 478 previsões de saída, apenas 74 foram cumpridas até ás 5h da manhã, totalizando apenas 15% do total.   O desembargador do TRT Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto solicitou que a greve seja suspensa o quanto antes, já os trabalhadores se comprometeram a normalizar a operação do transporte coletivo até meia-noite de deste sábado (4/12).