Receita abre consulta a 5º e último lote de restituição do Imposto de Renda 2022

Segundo a Receita, 5º lote da Restituição do Imposto de Renda será pago em 30 de setembro a 1,22 milhão de contribuintes.

Por Samara Tibúrcio

O quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda estará disponível para consulta dos contribuintes, a partir das 10 horas (horário de Brasília) desta sexta-feira (23). Também serão liberadas consultas aos chamados lotes residuais de anos anteriores, ou seja, de contribuintes que caíram na malha fina, mas já regularizaram sua situação com o leão.

Ao todo, o lote será pago a 1.220.501 contribuintes, e as restituições somam R$ 1,9 bilhão. O dinheiro será disponibilizado no dia 30 de setembro na conta informada pelo contribuinte no momento da declaração. 

Do valor total do lote, R$ 221 milhões serão pagos a contribuintes com prioridade legal:

  • Idosos acima de 80 anos (5.201 pessoas);
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos (36.492 pessoas);
  • Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (4.247 pessoas);
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (15.378 pessoas).

De acordo com as regras do Imposto de Renda, o valor da restituição é atualizado pela taxa Selic acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. Neste último lote a correção dos valores será maior e atingirá o patamar de 4,22%.

A liberação da consulta ficará disponível na página da Receita na internet ou por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda. É possível verificar se a restituição foi liberada, se ainda está sendo processada ou se existem pendências que impedem a restituição.

Se o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte deve reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, no endereço https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − sete =