PIS: Saiba quem tem direito ao abono salarial do e como consultá-lo

O abono do PIS funciona como um “14º salário” e pode chegar ao valor de até um salário mínimo, neste ano fixado em R$ 1.212.

Por Samara Tibúrcio

PIS é considerado o 14º salário - Foto: Divulgação
PIS é considerado o 14º salário – Foto: Divulgação

A Caixa Econômica Federal divulgou o calendário de pagamento do abono salarial, mas muitas pessoas possuem dúvidas referentes ao assunto. Preparamos esse post para esclarecer tudo sobre o assunto e te auxiliar.

Com certeza entre os questionamentos mais frequentes está o que significa abono salarial. Então, o abono salarial do PIS (Programa de Integração Social) equivale a um salário mínimo pago anualmente ao trabalhador pelo Governo Federal, ou seja, no ano de 2022 o valor pago será de R$ 1.212 reais. 

O cadastro do PIS ocorre na primeira admissão com carteira assinada e é muito importante, pois permite ao trabalhador além do direito ao Abono Salarial Anual também ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e ao Seguro Desemprego.

Quem tem direito ao PIS?

Têm direito a receber o abono salarial do PIS todos os trabalhadores que:

  • Estão cadastrados no PIS há pelo menos 5 anos;
  • Trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior;
  • Receberam, em média, até 2 salários mínimos por mês;
  • Foi informado, pelo empregador, na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Os trabalhadores que cumprem os critérios acima podem receber o abono salarial de acordo com o calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal.  As datas para saque ocorrem de acordo com o ano de nascimento dos beneficiários.

Para sacar o dinheiro é preciso comparecer a uma das agências da Caixa, na data estabelecida, levando número de inscrição do PIS e um documento de identificação com foto.  Existem algumas empresas que possuem convênio com a Caixa, o que permite que o abono seja pago na folha de pagamento do funcionário. Para saber se você se encaixa nessa opção informe-se sobre isso na empresa onde trabalha.É importante ressaltar que o Abono que não for resgatado no período disponibilizado pela agência não poderá mais ser sacado.  Os recursos serão devolvidos ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

onze − 10 =