PIS: Saiba quem tem direito ao abono salarial do e como consultá-lo

O abono do PIS funciona como um “14º salário” e pode chegar ao valor de até um salário mínimo, neste ano fixado em R$ 1.212.

Por Samara Tibúrcio

PIS é considerado o 14º salário - Foto: Divulgação
PIS é considerado o 14º salário – Foto: Divulgação

A Caixa Econômica Federal divulgou o calendário de pagamento do abono salarial, mas muitas pessoas possuem dúvidas referentes ao assunto. Preparamos esse post para esclarecer tudo sobre o assunto e te auxiliar.

Com certeza entre os questionamentos mais frequentes está o que significa abono salarial. Então, o abono salarial do PIS (Programa de Integração Social) equivale a um salário mínimo pago anualmente ao trabalhador pelo Governo Federal, ou seja, no ano de 2022 o valor pago será de R$ 1.212 reais. 

O cadastro do PIS ocorre na primeira admissão com carteira assinada e é muito importante, pois permite ao trabalhador além do direito ao Abono Salarial Anual também ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e ao Seguro Desemprego.

Quem tem direito ao PIS?

Têm direito a receber o abono salarial do PIS todos os trabalhadores que:

  • Estão cadastrados no PIS há pelo menos 5 anos;
  • Trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior;
  • Receberam, em média, até 2 salários mínimos por mês;
  • Foi informado, pelo empregador, na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Os trabalhadores que cumprem os critérios acima podem receber o abono salarial de acordo com o calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal.  As datas para saque ocorrem de acordo com o ano de nascimento dos beneficiários.

Para sacar o dinheiro é preciso comparecer a uma das agências da Caixa, na data estabelecida, levando número de inscrição do PIS e um documento de identificação com foto.  Existem algumas empresas que possuem convênio com a Caixa, o que permite que o abono seja pago na folha de pagamento do funcionário. Para saber se você se encaixa nessa opção informe-se sobre isso na empresa onde trabalha.É importante ressaltar que o Abono que não for resgatado no período disponibilizado pela agência não poderá mais ser sacado.  Os recursos serão devolvidos ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Mineira de Belo Horizonte, tenho 27 anos e formada em Comunicação Social (Jornalismo). Possui alguns trabalhos realizados nas agências de comunicação da Universidade Newton Paiva e artigo científico publicado.
plugins premium WordPress