Governo disponibiliza empréstimo de até 20 mil para MEI

Financiamento a MEIs formais e informais é uma tentativa de ajudar a reerguer empresas após as consequências deixadas pela pandemia da Covid-19.

Por Samara Tibúrcio

Foto: Divulgação

A pandemia de coronavírus mudou a vida de diversas pessoas e o funcionamento de várias empresas. Os microempreendedores de pequenas e médias empresas precisaram buscar alternativas para driblar os impactos negativos desse período e pensando nisso o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) disponibilizou uma nova linha de crédito no mercado para empreendedores que atuam como MEI. 

A instituição oferece uma linha de até R$ 20 mil para os pequenos empreendedores. O empréstimo será destinado para as pessoas físicas e jurídicas empreendedoras de atividades produtivas de pequeno porte. 

Mas se você tem dúvidas do que é um MEI e quais os benefícios, vamos te auxiliar nesse post. Acompanhe!

MEI significa Microeemprendedor Individual, ou seja, um profissional autônomo e foi fundado em 2009 para tirar da informalidade profissionais autônomos e pequenos empreendedores. Ao se formalizar como MEI, o empreendedor passa a ter um CNPJ próprio, a possibilidade de emitir notas fiscais e de ter acesso aos benefícios da Previdência Social, como aposentadoria por idade ou invalidez, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-doença.

Como conseguir o empréstimo para MEI?

Para conseguir a obtenção de crédito, o MEI deve estar em dia com as suas obrigações, além de ter o faturamento dentro do limite permitido. Veja algumas condições para se enquadrar nas exigências:

  • Ter faturamento máximo de R$81 mil ao ano;
  • Contratar, no máximo, um colaborador;
  • Não ser sócio de outras empresas;
  • Exercer uma das atividades permitidas pela Resolução GGSN 140/2018

Para realizar a solicitação do empréstimo o pedido deve ser feito através do Canal MPME, disponibilizado no site do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Outra opção é procurar os agentes operadores do BNDES Microcrédito da sua cidade ou região, eles serão responsáveis por avaliar a possibilidade de concessão de crédito e as condições da linha de crédito. O prazo para resposta é de até 48 horas.

Entre as vantagens desse empréstimo está a facilidade de solicitação e a taxa de juro, que não pode ultrapassar o percentual de 4% ao mês (incluindo todos os encargos). O crédito pode ser utilizado para investir em máquinas, obras, compra de materiais, equipamentos e etc. 

Sabe-se que qualquer tipo de empréstimo tem suas obrigações que precisam ser cumpridas, com isso o microempreendedor deve aproveitar a oportunidade para investir e alavancar seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × 1 =