Bebida com soro de leite engana consumidores, “parece leite”

Produto foi colocado na mesma prateleira do leite comum e causou confusão a clientes de supermercados do interior de São Paulo.

Por Samara Tibúrcio

A imagem de uma bebida láctea que está sendo comercializada em um supermercado de São Paulo viralizou nas redes sociais e está confundindo os consumidores ao ser colocada na mesma prateleira do leite comum. O produto nada mais é que uma mistura de leite com o soro de leite feito pela indústria para reduzir o preço ao consumidor.

Os usuários das redes sociais estão questionando se o produto seria apenas um soro, mas trata-se de um líquido residual da produção de outros lácteos, como o queijo. O produto também é utilizado na confecção de achocolatados e iogurtes. 

A nutricionista e consultora técnica da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) Andrea Esquivel explica. “Se eu pego o leite e coloco um coalho [coagulador de leite], há uma concentração de proteína e gordura ali que vai formar o queijo. O líquido que sobra é o soro”. 

Após os últimos aumentos no preço do leite os consumidores estão procurando alternativas para substituir o produto, porém a nutricionista afirma que apesar do soro de leite e as bebidas lácteas poderem ser consumidas normalmente elas possuem uma qualidade nutricional baixa quando comparados com o leite de vaca integral.Segundo o Ministério da Agricultura, existe uma norma que regula a venda de soro para o consumo humano nas formas líquida, concentrada e em pó. E ainda destaca “que o produto possui nutrientes passíveis de uso tanto na alimentação animal quanto na alimentação humana”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 − catorze =