Aneel anuncia bandeira verde na conta de luz em maio

Alívio para os consumidores que estavam pagando tarifa com custo adicional desde setembro de 2021

Por Samara Tibúrcio

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz continuará sem a cobrança extra no mês de maio. Os consumidores vinham pagando desde setembro de 2021 um adicional de R$ 14,20 por 100 quilowatt-hora (KWh) consumidos no mês, porque estava em vigor a bandeira de escassez hídrica.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 e aponta o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica.  A bandeira de escassez hídrica é a mais cara do sistema e foi criada em setembro do ano passado para fazer frente aos custos adicionais para a produção de energia gerada pela crise hídrica.

O sistema de bandeiras é dividido em três cores que levam em consideração a dificuldade para produção da energia elétrica, chamado risco hidrológico e também o preço da energia (PLD). A bandeira verde é a mais barata, a amarela e vermelha são as que possuem maiores custos e são usadas em situações de emergência. Desde o dia 16 de abril a agência mantém a bandeira tarifária verde e de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a bandeira deve permanecer acionada para todos os consumidores até o final de 2022. Segundo a Aneel o uso da tarifa verde só foi possível graças ás “condições favoráveis de geração de energia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.