Nova CNH começa a valer nesta quarta-feira em todo país

A emissão do novo modelo ocorrerá à medida que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via

Por Samara Tibúrcio

Após ter a Resolução 886/2021 aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) o novo modelo de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) entra em vigor no país a partir desta quarta-feira, 1° junho de 2022.

“Os órgãos e entidades executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal deverão adequar seus procedimentos para adoção do modelo da CNH estabelecido nesta Resolução até 1º de junho de 2022”, diz o texto da Resolução. 

A substituição ocorrerá à medida que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via. O documento poderá ser expedido em meios físico, digital ou ambos. “A escolha fica a critério do condutor”, diz a resolução.

Além da mudança de visual para evitar fraudes, o novo documento terá as cores verde e amarela bastante predominantes.  A nova CNH será impressa em papel moeda em tamanho 85 x 120 mm e entre os elementos de segurança estão a fabricação com tinta UV, faixas reflexivas e marca d’água.

A CNH irá conter a letra P para indicar que o motorista tem permissão para dirigir e a letra D para indicar que o motorista já tem a permissão definitiva para dirigir. Em um campo específico será informado às restrições médicas e se é exercício de atividade remunerada.

Serão marcadas na habilitação quais as categorias a pessoa está apta a dirigir e um quadro com as imagens dos automóveis e a letra correspondente à categoria. Além da permanência do QR Code que irá armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.