Confira 5 dicas para ajudar a economizar combustível e para usar melhor o ar-condicionado

Com o aumento doo preços dos combustíveis em decorrência da guerra na Ucrânia, economizar é essencial. Confira dicas simples, mas que vão ajudar a aumentar a eficiência do ar-condicionado e te ajudar a economizar. Confira!

Por Samara Tibúrcio

Aumento do preço dos combustíveis causa alerta a motoristas
Aumento do preço dos combustíveis causa alerta a motoristas

O ar-condicionado nos carros virou um acessório de necessidade e está cada vez mais incluído nos modelos que saem das fábricas. Além de ser um equipamento muito útil para espantar o calor de dentro do carro, auxilia para que os vidros não embasem em períodos chuvosos.

Vivemos em um país tropical, onde as temperaturas são bem quentes e quase todo mundo gosta do conforto que um arzinho pode proporcionar. Porém com o preço do combustível nas alturas, sua utilização de forma incorreta pode pesar no bolso e diminuir sua eficiência. Trouxemos algumas dicas simples, mas que vão fazer toda a diferença. Veja!

Deixe que o ar quente saia

Evite deixar seu carro estacionado no sol, isso pode prejudicar a pintura e a lataria, então opte sempre por deixá-lo na sombra. Caso não seja possível, o mais recomendado é abrir as janelas do veículo e deixar circular ar até que a temperatura da cabine abaixe, isso irá ajudar a atingir a temperatura pretendida sem gastar tanto combustível.

Recirculação de ar

A função recirculação aumenta a eficiência do sistema, já que passará a circular o ar resfriado do próprio ambiente, ajustar a temperatura no mínimo e a ventilação no máximo também contribui para o ar gelar mais rapidamente, embora a prática eleve o consumo de combustível. Essa função deve ser utilizada por pouco tempo, pois impede a renovação do ar no interior do veículo e pode causar sonolência nos ocupantes do veículo.

Nunca acione o ar-condicionado com vidros abertos

Acionar o ar com os vidros abertos irá fazer com que o ar evapore todo para fora do carro, gerando assim um desperdício de combustível. Sempre que for ligar o ar verifique se as janelas estão bem vedadas e ajuste as saídas do ar-condicionado em direção ao teto, pois o ar frio, mais denso, tende a se deslocar para baixo.

Evite uso com temperatura mínima por muito tempo

Após atingir a temperatura desejada dentro do veículo opte pela configuração intermediária, que exigirá menos do compressor. Tal medida além de manter o conforto para os passageiros ajuda a economizar combustível.

Manutenção

Assim como vários equipamentos do carro precisam de manutenção e cuidado, o ar-condicionado também merece atenção. É importante fazer a limpeza periódica e a troca do filtro de pólen caso exista no equipamento. A higienização de dutos e outros componentes ajudam a combater o surgimento de mau cheiro e a proliferação de fungos, bactérias e vírus. Outra prática importante para manter o ar-condicionado saudável é acionar o sistema pelo menos uma vez a cada 15 dias, promovendo a circulação do gás dentro do circuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − três =