Aplicativo da Carteira Nacional de Trânsito ganha novo visual e funcionalidades

Entre outros serviços, a plataforma passou a permitir que os motoristas paguem multas de trânsito com até 40% de desconto.

Por Samara Tibúrcio

O Ministério da Infraestrutura apresentou uma atualização para o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). O App ganhou um novo visual e novas funcionalidades, como a adição do Cadastro Positivo de Condutores, que garante descontos para os motoristas, além de uma reestruturação do reconhecimento facial.

A Carteira Digital de Trânsito “fica mais prática e intuitiva para os usuários, com os temas subdivididos de forma mais clara. As mudanças tornam o acesso rápido, a fim de tornar a experiência de navegação mais eficiente e efetiva”, declarou o Ministério em nota. 

Disponível para os sistemas Android e IOS, o aplicativo recebeu divisões mais específicas. Após fazer o login, o usuário encontra em ordem vertical os quatro itens principais: Condutor, Veículos, Infrações e Educação. Na área do condutor, são apresentadas as informações pessoais e ainda a opção de exibir a CNH Digital e o Cadastro Positivo. Em Educação, estão as campanhas de conscientização sobre regras e comportamento no trânsito.

Na parte de Veículos, são listados os bens vinculados ao CPF ou CNPJ do usuário, e os botões para as funcionalidades: exibir o CRLV digital, indicar o principal condutor, comunicar venda e realizar a transferência digital de propriedade, consultar comunicados de recall e acessar o item Infrações. Além disso, é possível verificar as notificações e pagar multas com desconto.

Entre outros serviços, a plataforma passou a permitir que os motoristas paguem multas de trânsito com até 40% de desconto. Outra novidade é a possibilidade de transferir o veículo de forma online, baixar e compartilhar documento veicular e checar e imprimir as infrações de trânsito.

A Carteira Digital de Trânsito inovou ao reunir num único aplicativo as versões digitais da carteira de habilitação (CNH) e do documento de veículos (CRLV), com o mesmo valor legal dos documentos em papel. Para ter acesso à nova versão da Carteira Digital de Trânsito é preciso baixar ou atualizar o aplicativo. Em seguida, fazer o login pela conta gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 9 =